Notícias
 Estão abertas as candidaturas ao Prémio Welcome to Portugal do LIDE Turismo e Gastronomia

Estão abertas até setembro deste ano as candidaturas à quinta edição do Prémio Welcome to Portugal (WTP), promovido pelo comité temático LIDE Turismo e Gastronomia, presidido por Álvaro Covões, diretor da promotora de espetáculos Everything Is New. O arranque da edição deste ano do prémio WTP aconteceu ontem, dia 2 de março, no stande do Turismo de Portugal, na BTL 2016, e contou com a presença do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, e de vários representantes e convidados do LIDE Portugal. O vencedor será revelado em outubro, no V Fórum Empresarial do Algarve.

O galardão pretende distinguir, pelo quinto ano consecutivo, iniciativas públicas e privadas com relevância turística, que envolvam as populações locais e que tenham impacto direto ou indireto na relação com os turistas. O galardão conta com o apoio da Organização Mundial do Turismo (OMT) e do Turismo de Portugal, e abrange iniciativas de caráter cultural, desportivo e gastronómico que permitam posicionar Portugal e a gastronomia portuguesa na primeira linha das opções dos turistas e consumidores estrangeiros.

O LIDE Turismo e Gastronomia entende que, «em 2016 o Prémio Welcome to Portugal ganha maior relevância depois de um ano em que o turismo nacional voltou a bater todos os recordes». Num vídeo institucional o comité temático do LIDE recordou alguns dados do Turismo relativos a 2015, como as 48,9 milhões de dormidas registadas, um valor de receitas turísticas de 11,3 mil milhões de euros, e um saldo positivo da balança turística de 7,750 milhões de euros. «O Turismo é cada vez mais bandeira da economia portuguesa, e volta a ser celebrado no quinto fórum empresarial do Algarve com a atribuição do Prémio Welcome to Portugal 2016, defendem os promotores da iniciativa.     

O comité temático LIDE Turismo e Gastronomia considera que «os eventos e iniciativas em que se registe com sucesso o envolvimento das populações locais e o envolvimento dos turistas, são potenciais experiências únicas e duradouras, capazes de se tornar referências que esses turistas transmitem a terceiros, motivando-os a visitar o nosso país».

Os promotores do Prémio Welcome to Portugal referem que «este galardão constitui um grande incentivo à dinamização e participação das populações nos eventos e iniciativas que acontecem no País», e consideram-no como «essencial na promoção da imagem e divulgação desses eventos, criando novos pontos de interesse turístico, que constituirão motivos para visitar o País, além de contribuir ativamente para o objetivo máximo do LIDE Turismo e Gastronomia: promover o destino Portugal cá dentro e lá fora».

Nas edições anteriores, o Prémio Welcome to Portugal foi atribuído ao projeto de turismo rural Rota Vicentina, em 2012; ao evento “Serralves em Festa”, da Fundação Serralves, em 2013; à promotora de eventos Everything Is New, em 2014; e no ano passado distinguiu, pela primeira vez, duas iniciativas em ex aequo: o Moche Rip Curl Pro, pela prova de surf que dinamiza o turismo do desporto na região centro do País, e o Time Out Market, instalado no Mercado da Ribeira, em Lisboa.

O júri do Prémio Welcome to Portugal 2016 será presidido por Álvaro Covões, diretor da EIN, e constituído pelo presidente do Turismo de Portugal, pelo diretor da Organização Mundial do Turismo, pelo presidente da Associação de Hotelaria de Portugal (AHP), pelo presidente da Associação de Hotéis Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), pelo presidente da Associação Portuguesa de Agências de Viagem e Turismo (APAVT), pelo presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), pela Travelport, pelo presidente da Bolsa de Turismo de Lisboa, pelo vice-presidente da TAP, pelo diretor-geral da Midlandcom, e por representantes dos media partners, RTP e Publituris. 

O regulamento do concurso encontra-se disponível no site do LIDE Portugal, e pode ser consultado através do link: http://www.lideportugal.com/ 

Lisboa, 3 de março de 2016